Aciu retoma reuniões de diretoria e faz balanço de 130 dias de mandato
09/06/2020

A diretoria plena da Aciu retomou suas reuniões presenciais nesta segunda-feira, dia 08. Os encontros haviam sido suspensos desde o fim de março deste ano, quando publicado o primeiro decreto do executivo municipal fechando o comércio e disciplinando eventos e outras ações. Durante a reunião, o presidente da Aciu, Anderson Cadima, e equipe de diretores da executiva fizeram um balanço dos 130 dias de mandato, desde que assumiram a gestão da entidade classista, no final de janeiro.

O assunto principal do balanço foi a crise do coronavírus e todas as medidas tomadas pela Aciu neste período para auxiliar o empresariado. Cadima pontuou, por ordem cronológica, todas as participações da Aciu, dentro do Comitê Estratégico de Gestão de Risco, criado pela PMU, a fim de auxiliar no combate à pandemia na cidade. Destacou os documentos protocolados na prefeitura, solicitando a abertura do comércio, o pedido na justiça para que a instituição fosse habilitada como parte interessada na ação civil pública em que o Ministério Público Federal questionava a reabertura do comércio, pedido esse que foi negado, entre outras iniciativas.

“Foram pouco mais de quatro meses de trabalho, sendo mais de dois meses e meio desta pandemia. O coronavírus veio para mudar completamente nossa realidade, tivemos que engavetar temporariamente vários projetos que tínhamos já para os primeiros meses de gestão, mas incluímos outros mais urgentes e pertinentes ao momento. Temos trabalhado bastante pelo nosso associado e pelo empresário uberabense”, destacou Cadima. O dirigente pontuou também a comunicação da Aciu com seus associados e o empresariado nesse período.

“As decisões frente ao coronavírus vêm sendo muito dinâmicas, de manhã decide-se uma coisa e à tarde o cenário já pode ter mudado. Por isso, empregamos esforços no sentido de sermos ainda mais ágeis e eficazes para comunicarmos os empresários e a sociedade uberabense em geral sobre as medidas tomadas durante a pandemia. Nosso site e redes sociais ganharam mais dinamismo e saímos na frente neste sentido, comunicando com transparência e rapidez”, ressaltou.

Cadima também destacou as lives realizadas pela Associação, neste período de pandemia. “Essa ferramenta foi e está sendo utilizada por muitas organizações neste cenário. Com o distanciamento social, as interações virtuais ganharam mais forma e lançamos mão também deste recurso para levar conteúdos importantes a nossos associados e ao empresário de Uberaba. Temas como: deveres e  direitos trabalhistas, medidas provisórias, tributos, conciliação extraprocessual, gestão de empresas, gerenciamento de tempo, entre outros assuntos foram abordados.

Na oportunidade também foram destacadas ações administrativas e de gestão da nova diretoria, como a implantação de um novo sistema financeiro e administrativo para a instituição, parcerias com o aplicativo Mebox e a FGW - Faculdade de Gestão Woli, cursos virtuais da Dale Carnegie, além do novo layout do site da instituição e melhorias nos conteúdos disponíveis. Também foram citadas as campanhas “Elogie Mais” e “Juntos por Uberaba”, ações que surgiram durante a pandemia.

Ao final da reunião os presentes puderam conhecer um pouco da dinâmica da nova Campanha do Agasalho 2020, que será lançada ainda esta semana pela TV Integração e a Prefeitura de Uberaba, e que tem a Aciu como uma das parcerias confirmadas. “Esta é uma ação importante para nossa cidade e a Aciu tem orgulho de poder contribuir com essa iniciativa de responsabilidade social”, pontuou o presidente. Os diretores presentes na reunião deram depoimentos sobre o atual momento de seus negócios e agradeceram o apoio da instituição neste momento que tem sido difícil para todo o empresariado.

A próxima reunião da diretoria plena está agendada para o dia 22 de junho, às 20h, no auditório da Aciu. Todas as medidas de segurança e saúde estão sendo tomadas, como o distanciamento mínimo necessário, máscara em todos, álcool gel à disposição, entre outros. Os encontros são abertos aos associados da instituição.

Marcela Pires

Assessoria de Imprensa - Aciu