Veja como fica o funcionamento do comércio e outros órgãos neste Corpus Christi
10/06/2020

O comércio está autorizado a abrir as portas neste dia 11 de junho, feriado de Corpus Christi e véspera do Dia dos Namorados. De acordo com o gerente executivo do Sindicomércio, Thiago Árabe, a decisão está respaldada em Convenção Coletiva do Trabalho, firmada ano passado, que autoriza o funcionamento do comércio de rua, shoppings centers e estabelecimentos do segmento de gêneros alimentícios.

Árabe pontua que, mesmo convencionado, tal reabertura também dependia de decisão favorável do Judiciário, o que ocorreu com a derrubada da liminar na quinta-feira (4) pelo Tribunal Regional Federal da 1ª região, retomando a eficácia do Decreto Municipal n.º 5555. Ainda segundo o gerente executivo, o ponto é facultativo e deve seguir os horários previstos no atual decreto, em vigência no município, sendo de 9h às 17h para o comércio de rua, e das 12h às 20h para os shoppings centers.

O presidente da Aciu, Anderson Cadima, também pontua a importância do comércio funcionar nesta véspera de feriado. “Já foram muitos dias fechados, os lojistas esperam e se preparam para datas comemorativas como essa. Seria um contra-senso não poderem abrir”, destaca o dirigente. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no dia 11 de junho, feriado nacional.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu devido à pandemia do coronavírus está funcionando em horário especial, de segunda a sexta, das 9h às 17h, mas nesta quinta-feira, dia 11, estará fechada, retornando seu atendimento na sexta-feira (12).

Órgãos Públicos

As repartições públicas municipais da administração direta e indireta estarão fechadas no feriado (11 de junho) e terão ponto facultativo no dia 12.

Saúde. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs São Benedito e Mirante) e o Samu funcionam 24 horas, ininterruptamente. As Unidades Básicas, Matriciais e Regionais de Saúde, bem como as farmácias básicas e a Farmácia Solidária não funcionam, voltando ao atendimento na segunda-feira (15). Do dia 11 ao dia 14, a Farmácia da UPA São Benedito funciona das 10h às 18h para atendimentos das demandas da unidade. Já a Farmácia Central, na Rua Governador Valadares, funciona das 7h às 19h para atendimento de farmácia básica na quinta, sexta-feira e sábado. A Central de Ambulâncias funciona somente para pacientes de hemodiálise, quimio e radioterapia (pré-agendada) no feriado.

Turismo e lazer. Parques, matas, bosques, zoológicos e similares estão com visitação suspensa. Os Museus de Arte Decorativa (MADA) e Arte Sacra estão fechados por decreto, enquanto o Memorial Chico Xavier está fechado para reforma.

Educação.  O administrativo das escolas municipais, que geralmente abre às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, excepcionalmente esta semana, por causa do feriado, abrirão na terça-feira (9) e na quarta-feira (10).

Transporte coletivo. A Superintendência de Transporte Público informa que na quinta (11), a frota de ônibus circulará com a tabela de domingo, enquanto na sexta-feira (12) não haverá alterações. Os horários poderão ser consultados no aplicativo Busu e no site da Prefeitura de Uberaba. Lembrando que de segunda a sexta-feira, o transporte coletivo funciona até às 23h, aos sábados até às 22h e aos domingos até às 2h.

Codau

O Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, localizado na Av. Leopoldino de Oliveira, 4295 – Centro, assim como as unidades administrativas, estarão fechados nesta quinta e sexta-feira (dias 11 e 12) em decorrência do feriado de Corpus Christi. O funcionamento será retomado na segunda-feira (15). O feriado está previsto no Decreto Municipal nº 1771/2020. Lembrando que, em virtude da pandemia do Covid-19, o SAC da Codau está atendendo ao público apenas com agendamento. Os interessados devem entrar em contato pelo Fale 115 ou 3318-6090 para agendar um horário.

Durante o feriado, os serviços emergenciais de água e esgoto permanecem em atividade, em sistema de plantão, assim como o atendimento a essas demandas, via Fale Codau 115, que funciona 24h.

Coleta de lixo – A Codau informa ainda que a coleta de lixo será normal durante o feriado de Corpus Christi. A empresa responsável pelo serviço, a Lara Central de Tratamento de Resíduos, permanecerá com a sua programação habitual. Lembrando que o lixo deve ser colocado para fora da residência apenas nos dias e horários em que a coleta acontece em cada bairro. Em caso de dúvidas, a população pode consultar a programação pelo Fale Codau 115.

Fonte: Sindicomércio, PMU, Aciu e Codau