Encontro online reuniu diretores e secretário de planejamento da PMU
23/06/2020

A diretoria plena da Aciu - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba realizou nesta segunda-feira, dia 22, sua primeira reunião virtual. A entidade classista é a primeira do triângulo mineiro e em seus 96 anos de existência, desde sua fundação em 1923, nunca havia realizado reuniões virtuais com sua diretoria plena.


Os encontros haviam sido suspensos desde o fim de março deste ano, quando publicado o primeiro decreto do executivo municipal fechando o comércio e disciplinando eventos e outras ações, mas haviam sido retomados no início deste mês. Após este primeiro encontro presencial o grupo reavaliou a situação e decidiram realizar reuniões virtuais, evitando aglomerações, mesmo tomando os cuidados de saúde necessários.


O presidente da Aciu, Anderson Cadima, abriu a reunião destacando o fato de ser a primeira reunião online da instituição, que está prestes a completar 100 anos. “Recentemente fizemos a primeira reunião virtual da diretoria executiva e agora também celebramos esta marca na diretoria plena”, pontuou. Durante a assembleia virtual,  o grupo de empresários recebeu o secretário de planejamento da Prefeitura de Uberaba, Nagib Facury. A pauta do encontro foi o plano diretor do município.


“Todas as cidades brasileiras já estão pensando no pós-covid e nós aqui em Uberaba também precisamos começar a pensar nisso. Temos o plano diretor , uma oportunidade única, que hoje já está em poder do legislativo para ser votado, para deixarmos nossa cidade preparada pra receber investimentos. E também já está nas mãos dos vereadores a nova lei do Conphau, após o movimento das entidades classistas de Uberaba, capitaneadas pela Aciu, para que possamos rever o nosso centro da cidade”, salientou o secretário.


Nagig destacou também que até o fim da semana a secretaria de planejamento apresentará ao prefeito Paulo Piau um anteprojeto para o centro da cidade, do que está sendo planejado para aquela área. “Nosso objetivo com esta reunião é convidar os empresários, a diretoria da Aciu, a colaborar com ideias para compor esses projetos e juntos encontrarmos o melhor caminho para melhorarmos o centro de Uberaba”, ressaltou.


Os diretores enviaram perguntas ao secretário sobre algumas medidas que já foram iniciadas na Av. Leopoldino de Oliveira, como a implantação de pergolados. “Nós iniciamos um projeto de urbanização e paisagismo na Avenida. O BRT, pela velocidade que ele trafega, não pode haver nenhum tipo de frenagem, nenhum tipo de interceptador, ou de pedestre ou de carro, portanto as grades não podem ser retiradas. Mas a cada 20 metros nós implantaremos pergolados e floreiras para melhorar o visual da Leopoldino. E se o projeto der certo, podemos ampliá-lo e colocarmos mais floreiras ao longo de toda a via”, afirmou.


O secretário Nagib finalizou sua participação se colocando à disposição da Aciu e convidando todos os diretores da Associação e seus associados a enviarem sugestões para o novo plano diretor. As reuniões da diretoria plena da Aciu acontecem quinzenalmente. O próximo encontro será no dia  06 de julho, também de forma virtual. 

POSTADO POR
Marcela Pires
Assessoria de Imprensa - Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2020 - Todos os direitos reservados.
By UNK.