A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) publicou nesta quinta-feira (15) Nota de Repúdio à decisão da Gol Linhas Aéreas pela suspensão dos voos em Uberaba. A previsão da empresa é suspender a ligação entre Uberaba e São Paulo, por meio do aeroporto de Congonhas, a partir de 1º de junho.
A presidente da Aciu, Lídia Prata, destaca que a descontinuidade do serviço traz prejuízos à cidade, especialmente para o setor corporativo e o turismo, que dependem da agilidade no transporte aéreo. “Vimos com indignação a justificativa de ajuste na malha aérea, já que os números comprovam a viabilidade dos voos em nossa cidade”, disse. Na nota divulgada, a Aciu destaca a quantidade de passageiros que utilizou a companhia aérea no último ano, apontando índice de 86,72% de ocupação.
Ainda no documento, a Aciu conclama as demais entidades representativas e a população em geral a se unirem em defesa da reconsideração desta decisão.
Confira a Nota de Repúdio na íntegra:
Nota de Repúdio à decisão da Gol Linhas Aéreas pela Suspensão dos Voos em Uberaba
A ACIU - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba manifesta publicamente seu repúdio à decisão da Gol Linhas Aéreas de suspender os voos entre Uberaba e São Paulo/Congonhas, prevista para ocorrer em 1º de junho de 2025. Esta medida, justificada pela companhia como um "ajuste de malha aérea", gera profunda preocupação e indignação, considerando o impacto negativo na conectividade e no desenvolvimento econômico de nossa cidade e região.
De acordo com dados da AENA Brasil, esta rota transportou 32.088 passageiros, entre março de 2024 e março de 2025. Considerando 6 voos semanais, divididos entre ida e volta, tivemos um número de viagens anual nesta rota de 288 voos. Levando em consideração os 32.088 passageiros que realizaram uma das rotas no último ano, teríamos uma ocupação de aproximadamente 111,4 passageiros por trecho, ou seja, 86,72% de ocupação.
Estes números refutam a alegação de baixa demanda. Por outro lado, ressaltam o prejuízo que a descontinuidade do serviço traz, especialmente para o setor corporativo e o turismo, que dependem da eficiência e agilidade no transporte aéreo.
A suspensão dos voos diretos para um importante centro econômico como São Paulo/Congonhas representa um retrocesso na infraestrutura de transportes de Uberaba, comprometendo nossa competitividade e a atração de investimentos.
A ACIU reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico de Uberaba e reitera sua disposição de colaborar com o Poder Público para, juntos, construirmos alternativas que beneficiem toda a população. Conclamamos as demais entidades representativas e a população em geral a se unirem em defesa da reconsideração desta decisão por parte da GOL.
Assessoria de Imprensa - Aciu