Cléber Sérgio da Silva nasceu em Uberaba e desde a infância enfrentou desafios que moldaram sua sensibilidade e vocação. Filho de uma mulher simples, guerreira e de fé inabalável, cresceu em meio à escassez, ao medo e à luta diária pela sobrevivência. Ainda menino, trabalhou, estudou e sonhou — e foi justamente da adversidade que nasceu o propósito de cuidar.
Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em 1996, e concluiu a residência médica em Ginecologia e Obstetrícia também pela UFTM, em 1998. Seguiu sua trajetória acadêmica com dedicação exemplar: é mestre em Patologia (2001) e doutor em Patologia Ginecológica e Obstétrica (2006) pela mesma instituição.
Detentor de sólida formação técnica, possui título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), habilitação em Colposcopia pela Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, além do título de Especialista em Mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Complementou sua formação com o MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduação em Oncoplástica Mamária pelo Hospital de Câncer de Barretos – Fundação Pio XII, referência nacional no tratamento oncológico.
Em sua busca por aperfeiçoamento, realizou estágio internacional observacional no setor de Reconstrução Mamária do Instituto Europeu de Oncologia (Milão, Itália), um dos centros mais renomados do mundo na área. Também possui formação em Psicanálise pelo Núcleo de Pesquisa em Psicanálise do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo, o que reforça sua visão integral do ser humano e sua prática baseada no acolhimento e na escuta.
Atualmente, é médico do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, mastologista e coordenador da Residência Médica em Mastologia do Hospital Hélio Angotti e responsável pelos setores de Patologia do Trato Genital Inferior, Colposcopia e Oncologia Pélvica Feminina da instituição. Sua atuação é reconhecida pela excelência técnica e pela abordagem humanizada, marcada por empatia, sensibilidade e fé.
De sua própria dor nasceu um dos maiores legados da medicina humanizada em Uberaba: o Projeto À Flor da Pele, idealizado e coordenado por ele e abraçado pelo Hospital Hélio Angotti. Anos mais tarde, surge o Instituto À Flor da Pele. O projeto tem como carro-chefe o Mutirão de Reconstrução Mamária que, em Uberaba, João Pessoa/PB e Caruaru/PE, já devolveu autoestima, dignidade e esperança a mais de 260 mulheres por meio de cirurgias gratuitas, realizadas após o tratamento do câncer de mama.
Mais do que um mutirão cirúrgico, o À Flor da Pele é um movimento de amor, fé e solidariedade. Reúne médicos e micropigmentadoras voluntários, de várias regiões do país — todos unidos pelo mesmo propósito: devolver aquilo que o câncer retirou – “trocar uma cicatriz de dor, por uma cicatriz de amor”, em suas próprias palavras.
A história de Cléber é, acima de tudo, uma jornada de fé e superação. O menino que um dia engraxava sapatos tornou-se o médico que guarda vidas — e que aprendeu, ao cuidar dos outros, a curar também a si mesmo. Seu exemplo inspira e ensina que a verdadeira grandeza nasce da empatia e que a medicina, quando guiada pelo amor, é capaz de transformar não apenas corpos, mas destinos.
Dr. Cléber Sérgio da Silva será um dos homenageados com a Comenda Gilberto Rezende, durante a Festa da Aciu, neste sábado (29), a partir das 20h, no Centro de Eventos da ABCZ. Os convites por adesão já podem ser adquiridos por associados e convidados, na sede da Associação. Mais informações pelo telefone 3331-5500. A celebração tem a parceria da Algar Telecom, Sicoob Credimed, Toubes Construtora, responsável pelos malls Pátio do Sol e Palácio São Luiz, Uniube, Grupo Petrópolis, além de apoio da Lemic Comunicação Visual e Agência Mundi, e produção da EXP Produções.
Juliana Fidelis
Assessoria de Imprensa - Aciu