Com o objetivo de fortalecer o associativismo regional, impulsionar o ambiente de negócios e identificar projetos de vanguarda que possam ser adaptados à realidade de Uberaba, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e o Sebrae Minas promoveram a Missão Técnica e Empresarial Maringá 2026. A delegação, formada por 16 lideranças empresariais, institucionais e acadêmicas, cumpriu extensa agenda de compromissos na cidade paranaense nesta quinta e sexta-feira (dias 29 e 30).
“A Missão foi um sucesso. Conhecemos o trabalho de planejamento urbano que colocou Maringá entre as cidades com melhor qualidade de vida no Brasil. Tivemos todo o suporte da Prefeitura e Associação Comercial e Empresarial de Maringá para ver tudo isso de perto e levar esta experiência para inspirar o desenvolvimento da nossa cidade”, disse a presidente da Aciu, Lídia Prata.
No primeiro dia, a agenda da Missão começou com a visita ao ParanáExpô. Em seguida, o grupo seguiu para o Parque Tecnológico Maringatech, que reúne empresas de diversas áreas do conhecimento, como biotecnologia, nanotecnologia, indústria limpa, saúde, agrotech e novos materiais.
O grupo também esteve na Associação Comercial de Maringá (Acim) e no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), em uma agenda de integração e troca de conhecimento. A Acim é amplamente reconhecida como uma das entidades empresariais mais atuantes do Brasil, enquanto o Codem é o modelo pioneiro de governança civil que planeja a cidade em horizontes de 20 a 30 anos, blindando as diretrizes municipais contra descontinuidades eleitorais.
No segundo dia, a comitiva iniciou a agenda na Prefeitura Municipal, onde foi recebida pelo prefeito Sílvio Barros, que foi um dos palestrantes do 2º Fórum Regional de Líderes, em Uberaba. A intenção foi conhecer as iniciativas de sucesso aplicadas em Maringá e que foram apresentadas durante o Fórum. Na Prefeitura, a comitiva também se reuniu com o secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Anníbal Bianchini.
Ainda na programação, um tour pela cidade guiado pela arquiteta e urbanista Tânia Verri, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá, que mostrou soluções práticas que contribuem para o desenvolvimento do município. E também uma visita ao Parque do Japão, com a Superintendente do Gabinete do Prefeito, Mary Yoshii.
A agenda em Maringá foi encerrada com visita à A.Yoshii Engenharia, construtora com mais de 60 anos de atuação no município e cidades como Londrina, Curitiba e Campinas.
A Missão Técnica e Empresarial integra as iniciativas de desenvolvimento de lideranças realizadas em conjunto pela Aciu e Sebrae. A delegação reuniu diferentes visões do ecossistema econômico de Uberaba, conectando diretores da Aciu e lideranças universitárias e empresariais dos setores de engenharia, arquitetura, mercado imobiliário, direito, eventos, publicidade, sustentabilidade e turismo.
Assessoria de Imprensa - Aciu