Presidente da ACIU faz palestra em evento dos Correios
27/09/2012

Com o propósito de integrar e divulgar as ações e projetos de promoção da cultura exportadora, os Correios, em parceria com o Banco do Brasil, Central Exportaminas, Peiex, Fiemg, Fecomercio e Banco do Brasil, realizaram na noite de ontem dia (26), no auditório da ACIU, o ciclo de palestras e cursos sobre o Exporta Fácil – o serviço de exportação dos Correios, que contou com a presença de empresários, estudantes, profissionais liberais e gestores públicos. A medida faz parte do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) do Governo Federal – implantado em Minas Gerais, pela Central Exportaminas.   

 

O evento contou com os seguintes palestrantes: Manoel Rodrigues Neto, presidente da ACIU; Patrícia Rodrigues Ribeiro, coordenadora do PEIEX; Frederico Figueiredo, analista de Negócios Internacionais e despachante aduaneiro da FIEMG; André Notini, analista de Comércio Exterior do Fecomércio; Sérgio Amorim, gerente de Negócios Internacionais do Banco do Brasil e Marcilene Cedro, consultora de Comércio Exterior dos Correios de Minas Gerais.

 

O primeiro palestrante da noite foi o presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto, que falou sobre: Exportação, Potencialidade Regional, Desafios e Oportunidades. Manoel falou da vida da Planta de Amônia e do Gasoduto, explicou sobre os conceitos gerais, inclusive preços e investimentos para a utilização do gás natural na indústria da região e da Zona de Processamento de Exportações de Uberaba, onde ele é diretor-executivo da Companhia Administradora.

 

Os cursos ofertados pelos Correios são: Rede Agentes para multiplicar os conhecimentos sobre comércio exterior; oficinas sobre o uso do Exporta Fácil; e treinamento sobre comércio exterior para empresários de empresas de pequeno porte. O serviço Exporta Fácil foi lançado pelos Correios em novembro de 2000, com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas físicas,  micro, pequenas e médias empresas ao mercado internacional, por meio da redução de burocracia no processo de exportação.

 

Vale lembrar que os setores considerados estratégicos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais/Central Exportaminas para o PNCE são: Alimentício (frutas, pescado, processados, café, bebidas e orgânico); Biotecnologia; Cosméticos e Serviços (software).

 

Plano —As ações nos 22 estados brasileiros foram divididas segundo o grau de maior ou menor perfil exportador de cada unidade da federação. Para 14 estados que têm tradição exportadora, foram construídos mapas estratégicos. Os outros 08 que ainda não estão em um nível tão avançado nesse sentido terão capacitação para, no futuro, melhorarem seu perfil exportador, de modo a construírem, também, seus mapas estratégicos.

 

O PNCE, que integra o Programa Brasil Maior, será desenvolvido até 2015 e está focado em cinco eixos: Cultura Exportadora, Inteligência Comercial Competitiva, Ambiente de Negócios, Diversificação e Qualificação da Pauta Exportadora e Promoção Comercial. Para este ano estão previstas mais de 200 ações.

 

 


Fonte: ACIU
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2025 - Todos os direitos reservados.
By UNK.