Foi entregue na tarde desta quarta-feira (03), na Penitenciária Professor Aluísio Ignácio de Oliveira, o certificado de conclusão das alunas do Curso de Corte e Costura, oferecido em parceria com a Escola Estadual Minervino Cesarim. O curso foi ministrado pela professora Ivani Silva de Oliveira e contou com a formação de 03 sentenciadas, tendo duração de 14 meses.
O diretor da penitenciária, Itamar da Silva Rodrigues Júnior, agradeceu mais uma vez a parceira da ACIU e da Escola de Artes Dr. Odilon Fernandes por trabalhar junto com eles na humanização da pena. “Vamos continuar trabalhando em prol da reinserção social, pois não podemos deixar de pensar no comportamento dessas pessoas na sociedade”, concluiu o diretor Itamar.
O presidente da ACIU, Manoel, disse que essa entrega de diplomas é o marco de mais uma fase na vida dessas detentas e também do Sistema ACIU. “Com certeza, essa etapa vai ajudá-las na reinserção social. Afinal, o nosso papel também é colaborar para que os presos saiam daqui pessoas melhores. Fornecendo formação profissional para facilitar a reinserção na sociedade é de suma importância para quando terminarem de cumprir suas penas”, disse Manoel.
Conforme o diretor da FCETM/CESUBE, Jânio Pontes, a procura cresceu por causa da confiança cada vez maior da população carcerária quanto à utilidade da qualificação oferecida. “Na verdade, toda vez que a escola está fora do seu campo, levando essa qualificação, tem um ganho muito grande. A escola se sente honrada em participar de projetos como este, o qual permite que extrapolemos o nosso espaço interno e alcancemos, efetivamente, ações de cunho social. A Escola de Artes Dr. Odilon Fernandes já formou duas turmas e está iniciando outra turma para cursar Estética”, enfatizou.
Na próxima terça-feira, dia (09), inicia-se o Curso de Estética, abrangendo as áreas de Cabeleireiro, Manicure, Designer de Sobrancelha e Henna, Limpeza de Pele e Maquiagem, com o objetivo de qualificar as sentenciadas do sexo feminino em situação de privação de liberdade, buscando a inserção social das mesmas, por meio da qualificação profissional como proposta de reinserção no contexto social após o cumprimento da pena. Cumpre lembrar que o curso será ministrado pela instrutora Beatriz Maria da Silva Vieira, da Escola de Artes Dr. Odilon Fernandes, tendo a duração de 15 meses, sendo duas vezes por semana, o qual contará com a participação de 16 sentenciadas.