Arranjo Produtivo Local Moveleiro é discutido por empresários
15/12/2004
Com o objetivo de realizar ações que visem à facilitação do desenvolvimento do “Arranjo Produtivo Local Moveleiro” de Uberaba, a Aciu, FCETM, o Núcleo dos Moveleiros, Fiemg, Senai, Cigra, Sebrae, Sindmov, Instituto Euvaldo Lodi – IEL e Prefeitura Municipal, e empresários do setor, estão iniciando um trabalho de planejamento estratégico direcionado exclusivamente para o setor moveleiro de Uberaba. Este assunto foi discutido nesta segunda-feira, 13, durante um workshop que contou com a participação de autoridades, empresários e parceiros envolvidos no projeto. Durante o evento a designer industrial e doutora em designer e meio ambiente da Universidade do Estado de Minas Gerais e sub coordenadora do Projeto Certim Andreia Franco Pereira comentou sobre o Projeto Certim que busca permitir que micro e pequenas empresas sejam preparadas para fabricar móveis que estejam aptos a receber certificação com vistas a ampliação do mercado e à exportação. Também falou sobre as parcerias, design, metas, funcionamento e participação. O projeto será iniciado com 18 empresas e desenvolvido em um ano, com 8h/mês de aprendizado que envolve reuniões, diagnóstico, visitas em laboratório de metrologia do governo de minas e ao Centro Tecnológico Moveleiro do Rio Grande do Sul. Os interessados em participar podem entrar em contato com a Insisa da FCETM. O grande trunfo do Arranjo Produtivo Local é: desenvolver e integrar os pequenos e os grandes produtores, para que, em conjunto, possam gerar volume de produção que atraiam o interesse de seus fornecedores em se estabelecer em Uberaba, iniciando assim o processo de consolidação do Pólo Moveleiro. O Projeto Certim está sendo oferecido para todas as empresas do setor moveleiro que terá a chance de participar de um programa efetivo de práticas e capacitação no uso do design integrado com assessoramento da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG. O governo de Minas Gerais criou uma estratégia de desenvolvimento econômico baseada nas vocações das cidades mineiras e suas macrorregiões. Todo município mineiro com um potencial de desenvolvimento econômico, em um determinado setor, foi mapeado e destacado. A esse potencial de desenvolvimento foi dado o nome de Arranjo Produtivo Local - APL, representando, portanto, setores que, concretamente, podem gerar pólos industriais com o apoio de políticas governamentais. Uberaba foi destacada como um promissor Arranjo Produtivo Local do setor moveleiro, por uma série de razões, entre elas as vantagens comuns a quaisquer pólos industriais, tais como, posição geográfica espetacular, eqüi-distante dos melhores mercados consumidores, potencial energético capaz de suprir um crescimento de demanda, etc. A cidade possui um setor moveleiro maduro e diversificado, produzindo desde móveis em grande escala até móveis artesanais em madeira maciça. São mais de 150 empresas formais estabelecidas, e pelo menos o triplo de oficinas de "fundo de quintal" e/ou familiares, que de alguma forma prestam serviços relacionados à fabricação, reforma e acabamento de móveis e peças de decoração que são vendidas em conjunto com os móveis.
Fonte: