NOTÍCIAS ACIU 14/03 a 20/03
15/03/2005
Linhas de Crédito As linhas de crédito são alternativas muito utilizadas por quem está construindo ou reformando, e ainda é um incentivo para as lojas de materiais de construção. Pensando em capacitar os empresários do setor para que conheçam as linhas de financiamento e os cartões utilizados nos pagamentos, o Núcleo de Materiais de Construção do Projeto Empreender realizou, no dia 8 de março, um encontro entre os empresários e representantes da Caixa Econômica Federal. As linhas de financiamento destinadas à aquisição de material de construção podem utilizar recursos do Fat, do FGTS ou mesmo da Caixa. Os prazos, limites e juros variam de acordo com cada caso. Os empresários também podem se beneficiar de linhas de crédito específicas para o segmento. Capital de giro e antecipações recebíveis são opções oferecidas aos empresários com prazos e juros específicos. Mas, para ter acesso ao crédito, é necessário que a empresa tenha mais de 12 meses de atividade formal, capacidade de pagamento comprovada e não possuir restrições cadastrais. Contabilistas O Simples Minas, lei estadual que estabelece tratamento diferenciado e simplificado às empresas de pequeno porte e aos empreendedores autônomos, e o Sapi – Sistema de Apuração e Pagamento Informatizado, que é obrigatório para os contribuintes enquadrados no Simples Minas, foram os assuntos abordados na palestra promovida pelo Núcleo dos Contabilistas, no dia 10 de março. O objetivo do evento foi capacitar os profissionais contabilistas para conhecerem e analisarem o programa aplicativo fornecido pela Secretaria de Estado e Fazenda de Minas Gerais – Sef/MG. O Sapi foi criado para permitir o registro de informações de operações, prestações e do inventário das mercadorias dos contribuintes que fazem parte do Simples Minas. Conhecer bem o sistema é fundamental para os contabilistas que contam com um suporte técnico que auxilia na instalação e no funcionamento do softwear através do endereço de e-mail sapi@fazenda.mg.gov.br e também uma central de atendimento telefônico para esclarecer dúvidas quanto à geração e transmissão das declarações, através do número (0xx31)3269-0160. Cepes realiza pesquisa de economia familiar O Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais – Cepes da FECTM, realizou no mês de fevereiro 288 entrevistas em Uberaba e na Zona Urbana, com o objetivo de fazer o levantamento da economia familiar. Entre os pesquisados 46,53% consideram que este ano será melhor do que o ano anterior, enquanto que 24,65% são pessimistas achando que será pior. Já 21,88% opinaram por igualdade e 6,94% não sabem. No que se refere a situação financeira para o mês de março 59,03% pretendem continuar pagando suas contas, 27,08% poupando e equilibrando. Já 6,60% estarão investindo, enquanto que 4,86% não sabem e 2,43% comprando em bens de consumo. Dos entrevistados apenas 9,72% pretendem poupar por segurança, enquanto que 3,82% são mais ousados visando investimento e 1,32% para compras futuras. Investimento em moradia foi de 1,74%. Em veículo ou moto 1,39% e 2,07% em terreno, empresa ou comércio. Para educação, equipamento de escritório ou em lazer será de 1,05%. Nas compras de eletrodomésticos, móveis, carro, moto e remédios será destinado apenas 1,75%, enquanto que 1,38% será para vestuários ou artigos de cama e mesa. No mês de fevereiro, apenas 35,76% dos entrevistados pagaram contas, ficando 20,49% em atraso com os pagamentos. De acordo com a pesquisa 70,83% nunca tiveram inadimplência com cartão de crédito, financiadora de crédito pessoal ou bancos, enquanto que 15,97% tiveram alguma inadimplência. No índice de desemprego referente a população economicamente ativa 93,3% dos entrevistados possuem em suas residências uma ou mais pessoas aptas a trabalhar. Já 87,2% dos pesquisados estão trabalhando e 12,8% desempregada. 24% dos pesquisados informaram que possuem uma pessoa na residência desempregada, 8% duas, 2,8% três e 0,07% quatro pessoas. Aciub conhece Projeto Empreender da Aciu O superintendente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia, Hilo Martins e os consultores Tatiane Lopes da Costa, Silmara de Fátima Ferreira Silva, Marlos Vinicius de Oliveira Ramos e Janyne Nunes dos Reis visitaram a Aciu no dia 10 de março, com o objetivo de conhecer os trabalhos do Projeto Empreender de Uberaba. A Aciub conta com 9 núcleos setoriais e a Aciu com 30 de vários segmentos. Integração de equipe e conhecimento referente as atividades desenvolvidas em Uberaba, troca de informações e experiências, dificuldades encontradas diariamente no desenvolvimento e manutenção do Projeto Empreender entre as duas entidades foram os principais assuntos discutidos. Também foram abordados as políticas adotadas, comportamento entre os nucleados, coordenadores, consultores, diretores e parceiros. As duas entidades classistas têm por objetivo continuar ampliando os núcleos de acordo com a necessidade e demanda. Para isso é preciso o estreitamento de comunicação e a troca de experiências entre os projetos, tanto da parte negativa como da positiva. A comitiva de Uberlândia foi recepcionada pelo superintendente institucional da Aciu, Marcelino Marra e o consultor do Projeto Empreender, Edson Tito Mota.