Encontro define rumos para implantação do Projeto Olho Vivo
25/07/2006
A implantação do Projeto Olho Vivo em Uberaba reuniu na sede da Aciu, Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba, representantes da casa, juntamente com lideranças do Conselho Municipal de Segurança Pública, do 4º Batalhão de Polícia Militar, da CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas, e técnicos da empresa de telecomunicações Engeset. Para tentar coibir a ação de bandidos, o Projeto consiste na instalação de câmeras nos pontos mais violentos da cidade, ainda a serem definidos pela Polícia Militar. Durante a reunião, os representantes da empresa Engeset, Anatole Baiense Reis e Marcelo Augusto Paiva, esclareceram sobre a tecnologia de implantação do circuito de câmeras. “Podem ser utilizados dois sistemas. O sistema via rádio ou sistema via fibras óticas, a utilização das fibras é mais indicada”, explicou Anatole. O sistema é utilizado para monitorar as câmeras e transmitir os sinais para visualização nas cabines. “A instalação das fibras custa cerca de 45 mil reais por câmera conectada, mas é mais segura, dura muitos anos. A instalação via rádio é mais barata, mas pode ser invadida por hackers e corre risco de ser destruída pelas fortes chuvas”, enfatizou o técnico. O sistema de câmeras já funciona em Belo Horizonte. Segundo o representante do Batalhão de Polícia, coronel Antônio de Souza, depois da implantação das câmeras os índices de violência diminuíram drasticamente na capital mineira. Em Uberlândia, o Projeto está orçado em 18 mil reais. Uberaba ainda não se tem valor estimado e tão pouco definiu a tecnologia para a instalação. “Estado, prefeitura e setor privado vão começar a discutir como podem contribuir financeiramente com o Projeto”, explicou o executivo-chefe da Aciu, José Eustáquio Bueno Caixeta. Os empresários e as autoridades locais estão preocupados com os índices de violência registrados por isso têm urgência na implantação do Olho Vivo. “A violência está perto de todo mundo”, disse o secretário executivo do Conselho de Segurança Pública, Wellington Cardoso Ramos. Uma nova reunião será marcada assim que a PM indicar o sistema mais viável para o município.