II Simpósio de Comércio Exterior apresenta o perfil do novo profissional
11/10/2006
A Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM) realizou, na última quarta-feira (04/10), o II Simpósio de Comércio Exterior, visando capacitar e atualizar os alunos do curso de Comércio Exterior da faculdade. Os palestrantes Marcos Azevedo, assessor de Comércio Exterior da Black e Decker, Júlio Franco, assessor de Comércio Exterior da Prefeitura Municipal de Uberaba, Breno Palhares da Empresa Inter Aduaneira, especializada em assessoria e consultoria em comércio exterior e José Antônio dos Santos, assessor em comércio exterior enfatizaram o trabalho realizado por eles e o perfil do profissional de comércio exterior. “O profissional é remunerado pelos negócios que agrega. Tem que dominar culturas diferentes, estar atento a tecnologia, saber de legislação, capacidade de conviver bem com as pessoas”, explicou Marcos Azevedo. Além destas atribuições, todos os palestrantes enfatizaram o domínio de pelo menos duas línguas estrangeiras. “Saber outro idioma é fundamental, de início, inglês e espanhol e depois tem que investir em outras línguas’, relata José Antônio. Multinacional O assessor da Black & Decker informou que a empresa está presente nos seis continentes com faturamento em torno de 6 bilhões de dólares/ano. “O nosso desafio é fazer com que o produto brasileiro seja competitivo no mercado internacional. As exportações estão perdendo competitividade porque outros países, como a China, conseguem vender a preços melhores do que o Brasil”, explica. Desaceleração Breno Palhares, da empresa de assessoria em Comércio Exterior Inter Aduaneira - de Belo Horizonte, faz comercializações internacionais para empresas como a Gol e a Phillips. Ele disse que as empresas já começam a sentir a desaceleração da economia. “Precisamos ter jogo de cintura para continuar comercializando produtos no mercado externo”, disse. Made in Uberaba Os produtos uberabenses já estão sendo exportados. “Uberaba já vendeu, gado, cosméticos, artesanato e móveis para os países africanos”, explica José Antônio, responsável pelas comercializações. Segundo o assessor, os produtos de Uberaba têm boa aceitação no mercado internacional. Mais empresas querem se instalar em Uberaba Depois da instalação do Carrefour e das Lojas Americanas, outras empresas querem montar filiais em Uberaba. A informação foi dada pelo assessor da prefeitura em Comércio Exterior, Júlio Franco. “Mais uma empresa grande procura instalar-se em Uberaba com foco na exportação”. Segundo ele, Uberaba é uma cidade estratégica para os negócios, por isso esse movimento desenvolvimentista. “Estamos em uma posição estratégica no estado e no país”, diz. A prefeitura ainda está em fase de negociação com esta grande empresa, cujo nome ainda não foi divulgado. Para as empresas que já estão se instalando, Júlio informou que a PMU fez um pedido para que elas analisem os produtos de Uberaba e comercializem nas suas filiais, em outras cidades. “Queremos levar os produtos daqui para outros lugares”, relata.