O presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto, juntamente com os diretores Dr. César Augusto Morais e José Carlos D’Melo, estiveram no gabinete do prefeito Paulo Piau e do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, para tratar de diveros assuntos ligados ao desenvolvimento de Uberaba, além de firmar parcerias que já vêm sendo desenvolvidas com a Administração Municipal, como o PACE (Posto Avançado de Conciliação Extraprocesual de Uberaba) e a ZPE ( Zona de Processamento de Exportação), localizado na BR-050, numa área de dois milhões de metros quadrados, no Distrito Industrial II, próximo ao Parque Tecnológico. “O prefeito disse que fez o compromisso com a população de manter tudo o que for bom para a comunidade ou a cidade, e que pretende contratar uma consultoria para fazer um planejamento estratégico, e se ficar comprovado que o resultado do Pace é positivo, a ação será ampliada em torno desse programa”, afirmou Manoel.
Em relação a ZPE, o prefeito disse que a cidade já apresentou projeto após o decreto ter sido expedido pelo governo federal, mas que precisa tomar outras ações para avançar na sua implantação. “Essa iniciativa é muito importante para Uberaba, porque é um condomínio industrial que visa incentivar as empresas instaladas, tendo em vista que contaram com tratamento tributário, cambial e administrativo diferenciado. Em contrapartida, terão que destinar pelo menos 80% da sua produção para o mercado externo, o que irá contribuir significamente para atrair mais oportunidades de negócio e gerar renda para Uberaba e região”,ressaltou.
O presidente da ACIU apresentou ainda os números do PACE ao prefeito, que ficou surpreso do resultado de dois anos de funcionamento do programa em Uberaba, em que foram realizadas 9.933 audiências sobre os mais diversos assuntos, o que gerou arrecadação de R$8.954.256,64 referente a indenizações e pagamento de dívidas. Segundo Manoel, com os acordos realizados no Pace, através de convênio, somente a Prefeitura Municipal de Uberaba arrecadou R$7.893.948,01, totalizando 89% do número de acordos frutíferos, e também solucionou quase 9.000 conflitos que deixaram de ir para o Judiciário.
Manoel lembrou ainda que o prefeito terá todo o apoio da ACIU na elaboração da Superintendência da Micro e Pequena Empresa. “A proposta apresentada é trabalhar uma parceria de gestão compartilhada, oferecendo todo conhecimento processual da entidade para integrar o Programa de Governo. Esta iniciativa acompanha as mudanças já ocorridas na esfera federal, o que facilitaria a implantação na esfera municipal”, acrescentou Manoel.