ACIU acompanha a retomada das obras do Projeto Água Viva. É por isso que o presidente Manoel Rodrigues Neto vem comunicar aos empresários e, em especial aos comerciantes de toda a região central de Uberaba, que a frente de trabalho está concentrada na Rua Jaime Bilharinho, nos trechos entre a Rua Afonso Rato e a Avenida Leopoldino de Oliveira, e também no lado oposto da via até a rua Governador Valadares. O trânsito não será interditado na Leopoldino de Oliveira.
De acordo com o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto (DEM), o cronograma de obras foi formatado para tentar minimizar os transtornos à população. Por isso, não serão lançadas frentes variadas de trabalho concomitantemente. “Vamos começar as microdrenagens das transversais necessárias ao longo do eixo da Leopoldino e da Guilherme Ferreira. Estamos tentando fazer que cada trecho seja concluído em até 10 dias. A gente só passará para a próxima etapa quando a atual estiver complementada”, destaca.
Após a intervenção na Jaime Bilharinho, a equipe seguirá individualmente para as demais vias transversais, como as ruas Antônio Pedro Naves, José Furtado, Senador Pena, Major Eustáquio, Artur Machado e Segismundo Mendes. Depois a frente de trabalho seguirá para as vias que cortam a avenida Guilherme Ferreira.
O projeto de microdrenagem foi ampliado em virtude das enchentes observadas nas últimas chuvas. A proposta é implantar mais bocas de lobo nas vias transversais às avenidas principais, para facilitar a captação da água pluvial.
Guaritá informou ainda que prepara a retomada das obras de macrodrenagem e a implantação dos interceptores de esgoto na Avenida Guilherme Ferreira. Por enquanto, apenas 41% do projeto de duplicação das galerias pluviais foi concluído na área. A expectativa é iniciar a outra frente de trabalho até o início de março, pois a intenção é fazer primeiro uma ampla campanha de conscientização com os comerciantes e moradores do local.