Noite especial na 7ª edição das revistas Saberes Acadêmicos e Convergência
12/04/2013

 

As revistas “Convergência”, da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, (ALTM) e “Saberes Acadêmicos”, da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM) e Centro de Ensino Superior de Uberaba (Cesube) foram lançadas, em grande estilo, na noite desta quinta-feira, no auditório da ACIU, onde reuniu alunos, diretores da ACIU, professores, empresários, autoridades e amantes  da leitura. Esta foi a sétima edição.

 

Essa parceria traz a cada lançamento a diversidade de abordagens. Consequência da diversidade de estilos dos acadêmicos, cada edição da revista  tem sido enriquecida com os talentos dos alunos, professores e colaboradores de diversas universidades do país com seus trabalhos. Por isso, as duas publicações estão, na verdade, em uma só, sendo que metade da revista é reservada aos textos da Convergência e a outra metade, aos da Saberes Acadêmicos.

 

No pronunciamento do presidente da ALTM, Jorge Alberto Nabut, fez um paralelo desse elo. “Gosto de usar a imagem de um tipo de construção comum nas primeiras décadas do século passado, para me referir à edição que traz, coladas uma à outra, as produções das duas entidades aqui mencionadas. Trata-se das casas chamadas de ‘parede-meia’, ou ‘geminadas’. Para economizar terreno e custos e para ampliar os ganhos, as casas eram construídas contíguas umas às outras. Nelas, famílias diferentes ocupavam uma só edificação... à imagem e semelhança do que fazemos com Saberes e Convergência. Pela proximidade da vizinhança, muitas uniões ali se faziam. Mais uma imagem para lançarmos mão dela: a união das vizinhanças. Trabalhamos com matérias diferentes, mas sob uma só capa, sob um só teto: o da ACIU, que nos estende a mão, nos acolhe e nos protege das intempéries provocadas pelo desgaste da política cultural do País. Caro presidente Manoel Rodrigues Neto, tendo em mãos o mais recente lançamento da revista Saberes/Convergência, lançamos o olhar sobre o futuro desta parceria a qual desejamos longevidade. É importante lembrar que essa convivência cultural é sustentada pela atitude audaciosa de sua gestão. O universo dos empresários não se restringe aos ganhos financeiros, mas se estende a outros rendimentos, e a edição desta revista, com certeza, é um deles”, afirmou Nabut.

 

A professora Mariângela Castejon, coordenadora e uma das revisoras da Saberes Acadêmicos, ressaltou que “[...] entre a idealização, captação de textos e o produto final que chega às nossas mãos, há pessoas valorosas, dedicadas, sem as quais jamais as teríamos, uma vez que se trata de um livro-revista que foi construído colaborativamente com autores, professores, alunos, amigos, equipe da Távola e o apoio incondicional da ACIU, todos envolvidos nesta criação. Este exemplar é composto por artigos e papers de professores (especialistas, mestres e doutores) e de alunos da FCETM/CESUBE e de outras instituições de ensino superior de Uberaba e região, com temas distintos, de diversos teores. Porém, todos inseridos no contexto acadêmico ou abordando temas relacionados às ciências humanas e exatas, além de ter um espaço reservado às publicações literárias. E isso reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da sociedade, além da democratização do conhecimento”, lembrou Mariângela.

 

O presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto, agradeceu a presença de todos e disse que a entidade evoluiu, nesta parceria com a ALTM, pelas causas culturais de Uberaba. “São poucas as instituições de ensino que têm uma junção com essa. Somos pioneiros, uma entidade classista que se preocupa com a educação e a formação.  O Sistema ACIU mostra que não vive só de negócio, e sim de Cultura”, afirmou Manoel.

 

A programação da noite, contou, ainda, com várias atrações: exposição de arte, apresentação do Coral Cidade de Uberaba, números de dança e coquetel de confraternização, além da distribuição das revistas aos convidados.

 

Houve também algumas apresentações: “Samba de Gafieira”, com Éder de Souza e Ana Clara Stalato, que deram um show no palco. O elenco de  Cenas Curtas "Adeus", dos alunos do Curso de Teatro do SESI / Centro de Cultura José Maria Barra, sob direção de Rodrigo Chagas, divertiu a plateia. Em seguida, o ator José Maria Madureira declamou poemas de autoria de José Humberto Henriques. E,  para fechar a programação da noite, a aluna do curso de Administração da FCETM, Ravana, acompanhada de Gustavo Santos no violão, abrilhantaram o evento com um repertório variado.

 

 


Fonte: ACIU
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2025 - Todos os direitos reservados.
By UNK.