A diretoria da ACIU - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba começou nesta segunda-feira, dia 13 de maio, a se reunir com políticos que representam a cidade. O presidente Manoel Rodrigues Neto lembrou aos diretores que, no final do ano passado, a Associação reuniu os políticos da região propondo ação conjunta para o desenvolvimento da cidade e que agora quer saber o que está sendo feito.
“Estou retomando a conversação especificamente com os deputados federais e estaduais, buscando uma agenda de compromissos. “A campanha política terminou no dia da apuração dos votos. Agora é trabalhar todos juntos em nome de Uberaba”, afirmou o presidente.
O convidado desta segunda-feira foi o deputado estadual Antônio Lerin, do PSB. Ele que conta com o apoio do governador Antonio Anastasia e falou dos trabalhos e projetos que vêm sendo desenvolvidos nos últimos dois anos na ALMG.
O deputado informou aos diretores que o governador Antonio Anastasia (PSDB) anunciou investimentos de R$ 45 milhões. Os recursos serão aplicados na pavimentação dos acessos de Perdizes a BR-262 e da Capelinha do Barreiro a Conceição das Alagoas. Em cada trecho haverá redução de 20 km até Uberaba, segundo o deputado estadual Lerin. Ele falou ainda que a sua relação com o prefeito Paulo Piau (PMDB) é atender as necessidades da cidade e também da região. “A minha atitude é republicana e colocar o mandato à disposição da cidade. Eu, inclusive, garanti ao prefeito que Uberaba não irá perder nenhum centavo por divergências políticas. Da minha parte, não tem rivalidade e, no que puder contribuir, estarei à disposição”, declarou.
Os diretores perguntaram sobre o andamento do programa “Olho Vivo”. O deputado informou que já foi assinada a ordem de serviço e que o governo de Minas assinou, no fim de março, os protocolos de intenção com 18 municípios o contemplados com o sistema de videomonitoramento. O investimento total é de R$ 31 milhões para compra de 504 novas câmeras do Olho Vivo já no segundo semestre deste ano.
Um ponto importante também abordado pelos empresários foi a questão tributária que afeta diretamente os mineiros. O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) foi apontado pelo presidente como um freio ao desenvolvimento dos negócios. “As micros e pequenas empresas pagam muitos tributos. O estado deveria olhar para o micro e pequeno empresário de outra forma, dando condições especiais para quem está no estado. Nós pagamos muito mais do que as empresas que estão fora do estado”, afirmou Manoel.
O deputado se comprometeu com os empresários que irá convidar o secretário da fazenda do Estado Leonardo Mauricio Colombini Lima ou o secretário adjunto Pedro Meneguetti, para conversar com os empresários uberabenses, a fim de encontrar uma solução. Nesse contexto, Lerin reconheceu que o imposto precisa ser revisto e simplificado, mas que mudanças mais extensas no sistema tributário precisam ser feitas. No dia 20 de maio será o deputado federal Aelton de Freitas (PR).