Diretoria da ACIU se reúne com Adelmo Leão
29/05/2013

A diretoria da ACIU recebeu na noite desta segunda-feira, dia 27, o deputado Adelmo Leão (PT), o terceiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e está no seu sexto mandato. O deputado relatou as atividades que vem desenvolvendo nos dois anos de mandato. O mesmo deixou claro que desenvolve na ALTMG uma política transparente durante o período em que assumiu o cargo na Mesa Diretora. Ele garantiu que tem dedicado todo o seu empenho e esforço para promoção de políticas públicas, com olhar especial para Uberaba. O petista afirmou também que o cargo de terceiro vice-presidente lhe fortaleceu na assembleia, o que por sua vez, fortalece a região.

 

O vice-presidente falou do programa “Assine + Saúde”, que pretende conseguir 1,5 milhão de assinaturas. “Nós queremos que haja simetria entre os investimentos dos entes federados, Estado e município. Os municípios têm que investir 15% da receita, o Estado tem a obrigação constitucional de investir 12% e, lamentavelmente, a União ainda não tem um valor constitucional para investir no setor. Essa mobilização é para resgatar a PEC29, porque precisa ser definido um valor constitucional para garantir a eficiência do SUS”, explicou.

 

Ele lembrou aos diretores que, como parlamentar, seu trabalho sempre foi marcado por luta e coragem na Assembleia de Minas. É autor do Código de Saúde, importante instrumento de fiscalização e implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), e de outros projetos já transformados em lei, como o que institui a bolsa-escola para a Educação, o que cria a campanha estadual de prevenção de acidentes domésticos, o que fixa as regras para o controle e fiscalização da produção, transporte, comercialização e distribuição de medicamentos no Estado, e o que garante assistência e acompanhamento aos portadores de anemia falciforme.

 

O Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Geração de Renda de Minas Gerais (Lei 3.687, de 2000) tem servido de modelo para a criação de diversos conselhos similares, em nível municipal. Também são de sua autoria, entre outros, o projeto de lei que cria o Conselho Estadual de Saneamento e o que dispõe sobre a habilitação de estabelecimentos que produzem e manipulam alimentos artesanais, este último já sancionado como lei.

 

Adelmo falou de sua boa relação com o prefeito Paulo Piau, (PMDB), bem como  faz parte deste governo e tem colocado o prefeito na agenda dos governos. “Estamos do lado do projeto político desta cidade para promover uma grande transformação”, concluiu.

Em relação à Região Metropolitana, Adelmo disse mais uma vez que o trabalho em parceria é a união de deputados da Região do Triângulo, prefeitos, empresários, associações comerciais, sindicatos, dentre outros, em uma agenda conjunta, de modo a favorecer a criação de uma rede integração e fortalecimento dos municípios da Região. “ Um grande projeto para fazermos Minas e um Triângulo forte, valendo-nos das inúmeras potencialidades já existentes com boas rodovias, indústrias, grandes empresas e um transporte aéreo consistente”, afirmou.

 

Deputado e presidente da Comissão Especial da Dívida Pública, disse que o saldo devedor frente à União e à Cemig é em torno de R$74 bilhões. “Hoje, grande parte dos recursos de Minas estão sendo utilizados para o pagamento da dívida. É necessário que o cidadão entenda que esse dinheiro é fruto dos impostos pagos por ele. O Governo abre mão de construir escolas, hospitais e fazer melhorias para a população justamente porque virou refém de um débito que se estende por mais de uma década”, argumentou.

 

O presidente da ACIU aproveitou para reforçar o apoio do deputado aos micros e pequenos empresários, que não aguentam mais pagar tributos. “O Estado deveria olhar para nós, pequenos, de outra forma. Nós pagamos muito mais do que as empresas que estão fora do Estado”, concluiu Manoel.


Fonte: ACIU
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2025 - Todos os direitos reservados.
By UNK.