ACIU e CDL preparam implantação do Cadastro Positivo em Uberaba
07/08/2013

ACIU e CDL preparam implantação do Cadastro Positivo em Uberaba

Um sistema de concessão de crédito justo em que os bons pagadores são valorizados. Esse é o principio que rege o Cadastro Positivo (CP), que já vigora desde janeiro deste ano, mas que entra em nova fase de implantação, com o início do compartilhamento de informações dos bancos com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e demais bureaux do mercado. A operação já está em funcionamento desde quinta-feira, 1º de agosto.

Com o CP, que reunirá informações sobre o histórico de pagamentos em dia dos consumidores, a expectativa é de que o processo de avaliação e concessão de crediários e de linhas de financiamentos seja desburocratizado, podendo incidir em redução das taxas de juros e na flexibilização dos prazos para pagamento.

Na última sexta-feira (02), em Belo Horizonte, dentre os vários assuntos em pauta, o CP foi um dos temas contemplados durante mais uma reunião do Conselho Estadual do SPC de Minas Gerais. O encontro foi realizado na sede da CDL/BH, na capital. O Conselho do SPC, em Minas Gerais, é formado pelos dez principais SPC’s do Estado, dentre eles o de Uberaba, mantido em parceria pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba) e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).

“Bons olhos” - Ao retornar a Uberaba, o presidente da CDL, Miguel Faria, afirmou que o novo cadastro é visto com “bons olhos” pelo setor varejista, ao destacar que o SPC Brasil é uma das empresas brasileiras autorizadas a homologar o CP que surge para trazer a pontualidade do consumidor no pagamento de suas contas. “Ao se cadastrar o consumidor indica empresas e instituições nas quais efetua transações a prazo. Essas firmas darão retorno ao CP. E quando efetuar uma compra, o vendedor receberá o “OK’ de ser um cliente pontual”, diz.

Hoje, o SPC, em nível nacional, fornece informações sobre clientes inadimplentes. O CP disponibilizará dados dos consumidores adimplentes. A ideia é que, no futuro, as pessoas incluídas no CP tenham alguns benefícios junto ao mercado, especialmente na ciranda financeira, com descontos diferenciados e taxas de juros àquelas que não estão inseridas no novo banco de dados. “A expectativa é de que o sistema esteja operando plenamente e de forma abrangente somente em torno de dois a três anos”, admitiu Miguel Faria.

Em seguida informou que o SPC Brasil, ACIU e CDL  estão preparando seus departamentos jurídicos para, através de ação conjunta, possam atender as pessoas que se interessarem em fazer o CP. Será disponibilizado formulário para a inserção dos dados cadastrais tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

Miguel Faria, de outra parte, diz acreditar que o cadastro proporciona ao lojista mais segurança na hora de negociar porque terão em mãos os dados dos consumidores que honram com seus compromissos financeiros. Outra consequência direta do CP e da avaliação personalizada do modelo de concessão de crédito será a redução significativa dos índices de inadimplência e de superendividamento. O reconhecimento dos adimplentes traz melhores prazos, limites adequadas ao perfil do consumidor e taxas diferenciadas, ou seja, tanto a instituição quanto o credor saem ganhando com a nova ferramenta.

Uma nova realidade com o Cadastro Positivo

Até a criação do Cadastro Positivo, o que existia no Brasil era o chamado ‘cadastro negativo’, utilizado para checar o histórico de inadimplência. O Cadastro Positivo inverte essa realidade para o mercado de crédito. Os dados utilizados pelo SPC passam a informar, também, a pontualidade do consumidor no pagamento de suas contas, listando os bons pagadores e aqueles que cumpriram seus compromissos em dia. A adesão ao cadastro é opcional e gratuita. Além disso, o consumidor pode solicitar a retirada do seu nome a qualquer momento.

Com o CP, o Brasil supera uma das principais barreiras que impedia a modernização do seu sistema de crédito. Vale destacar que o Brasil foi o último país do G20 e dos Brics a aprovar o cadastro positivo. Em outros países a implantação do sistema trouxe benefícios significativos para a economia. Nos Estados Unidos, por exemplo, o acesso a financiamentos subiu de 40% para 80% e na Coreia do Sul, a inadimplência das famílias passou de 10% para apenas 1% após a implantação de um sistema semelhante.

O que é o Cadastro Positivo?

É um banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos de consumidores. O Cadastro Positivo vai facilitar o processo de avaliação e concessão de crédito, tornando-o mais seguro, justo e assertivo. Para o consumidor, uma das vantagens é a agilidade na aprovação de crédito, uma vez ele que poderá ser reconhecido como bom pagador.

Quais informações integrarão o Cadastro Positivo?

Informações sobre empréstimos pessoais, financiamentos e crediários. Além de dados sobre o comportamento de pagamento das contas de consumo, como água, gás, telefone fixo e luz.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa emancipada ou com mais de 18 anos que tenha assinado a autorização de adesão ao Cadastro Positivo.

O consumidor cadastrado pode sair da lista quando quiser?

Sim, o cadastrado poderá solicitar a sua retirada do Cadastro Positivo a qualquer momento.

Fonte: Lúcio Castellano - Assessor de Imprensa da CDL Uberaba